Instituto Pensar - Ministério da Saúde admite que 9,5 milhões de vacinas estão paradas

Ministério da Saúde admite que 9,5 milhões de vacinas estão paradas

por: Iara Vidal e Revista_Fórum 


Doses da CoronaVac ? Foto: Governo de SP

Com Marcelo Hailer

O Ministério da Saúde admitiu nesta quinta-feira (12) que 9,5 milhões de doses de vacinas contra a Covid da Pfizer e Coronavac estão paradas no centro de distribuição, que fica em Guarulhos (SP).

Em comunicado, o ministério afirmou que ainda nesta quinta-feira deve liberar o envio de 3,6 milhões de doses, que devem chegar aos estados neste fim de semana.

Leia também: Grupo prioritário, só 24% dos quilombolas foram totalmente vacinados

O restante das vacinas, cerca de 5,9 milhões de doses, ainda aguardam liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade da Anvisa.

A demora no envio dos imunizantes aos estados e municípios levou alguns governantes a terem que suspender a vacinação. Entre eles, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que suspendeu a imunização na quarta-feira (11) e nesta quinta por falta de doses.

Quem também se queixou do atraso do envio dos imunizantes, foi o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

"O Ministério da Saúde não enviou as doses que prometeu enviar a São Paulo. Quero repetir aqui: o Ministério da Saúde descumpriu acordo feito verbalmente comigo e com o doutor Jean Gorinchteyn, feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Não cumpriu e não entregou as doses da vacina da Pfizer que havia prometido, as 228 mil doses?, denunciou o governador de São Paulo.

Rio de Janeiro retomará vacinação depois de dois dias

O prefeito Eduardo Paes (PSD) informou hoje que a vacinação na cidade do Rio de Janeiro será retomada nesta sexta-feira (13), para pessoas com 24 anos. O calendário está interrompido há dois dias por falta de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, de acordo com a prefeitura.

Em sua conta no Twitter, Paes explicou que consegue manter a vacinação para a sexta e para o sábado (14), com pessoas de 23 anos, mas indicou que se não houver novas entregas poderá haver nova interrupção na aplicação de primeira dose.

Caso o estado do Rio de Janeiro não receba novas doses e a vacinação tenha de ser interrompida novamente, a capital fluminense pode enfrentar a terceira pausa no calendário em menos de um mês.

Pedido direto por vacinas do Butantan

Nesta terça-feira (11), no Twitter, Paes pediu que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), encaminhasse doses de Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, diretamente para a capital fluminense ?a responsabilidade pela distribuição é do Ministério da Saúde.

Também pelo Twitter, Doria explicou que depende da distribuição do PNI (Programa Nacional de Imunizações), definido pelo Ministério da Saúde, e criticou o governo federal.

Antes do mais recente recebimento, o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, explicou a importância da vacinação diante do avanço da variante Delta.

Cada dia é muito importante, a gente está em pleno inverno com uma nova variante chegando na cidade do Rio de Janeiro, o número de casos aumentando, então é muito importante que a gente acelere o calendário.?

Com informações do UOL



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: